Presidente da FICC, secretários e personalidades destacam Calendário Anual de Eventos


O lançamento pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), do Calendário Oficial de Eventos de Itabuna, que reúne os sete principais festejos que serão realizados pela Prefeitura, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, acompanhado do presidente da FICC, Aldo Rebouças, na quarta-feira, dia 17, no Centro de Cultura Adonias Filho, foi bastante prestigiado.

Na abertura, Rebouças afirmou que o planejamento e a organização do calendário só foram possíveis pela determinação da atual gestão. “Ao longo dos anos tivemos muitas dificuldades em decorrência de como recebemos a instituição, a pandemia que prejudicou muito e as enchentes. Com diálogo, a gente veio construindo e pudéssemos passar aos agentes culturais, ao comércio e aos turistas a programação de eventos do município que não são os únicos”, disse.

Num evento inovador, o presidente da FICC disse que o Calendário Anual começa com o desfile dos blocos e foliões começa com a 43ª Lavagem do Beco do Fuxico, inclusive com a realização do Bailinho Infantil, no domingo, 4 de fevereiro. Em março, acontece a 3ª edição do Celebra Itabuna para o segmento de matriz africana, já que no dia 21 se comemora o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído através da Lei nº 14.519/2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para Bruno de Obaluaê, da Casa Ilê Axê Odara e do Conselho Municipal de Cultura, o Celebra Itabuna é um resgate dos povos de matriz africana. “Há muito tempo, nosso povo de terreiro vem lutando por reconhecimento pela invisibilidade. O povo de terreiro luta pela igualdade, contra os preconceitos racial e religioso. O dia 21 de março é dia do povo de matriz africana conforme a lei sancionada pelo presidente Lula e a ministra Margareth Menezes. O candomblé não é apenas uma religião, mas cultura”, disse.

Também destacaram o Celebra Itabuna os representantes dos católicos e evangélicos, o cantor e compositor Arthur Giovani e vocalista da Banda Novo Canto, André Santos, respectivamente. Ambos destacaram o evento cristão pela oportunidade de se apresentar ao público sobre um palco na cidade, o que sempre tentaram no passado. Os dois artistas agradeceram a Deus, ao prefeito Augusto Castro e ao presidente da FICC, Aldo Rebouças pelo apoio.

Também falaram na solenidade, os secretários José Alcântara Pellegrini, de Esportes e Lazer, que destacou a criação do Bailinho Infantil na Lavagem do Beco do Fuxico, e Mauro Ribeiro, da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, que considerou a divulgação do Calendário Anual de Eventos como fundamental para o planejamento das ações dos empresários do comércio e de serviços. “A partir de agora, vamos fazer o cadastramento dos vendedores ambulantes para que se repita o êxito do ano passado, inclusive com a coleta seletiva pelos agentes ambientais”, disse Ribeiro.

Também falou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria D’Ajuda Cavalcante Lucas, que agradeceu pela realização do bailinho e do Espaço Kids durante o Ita Pedro, em junho, que acolhe filhos menores dos ambulantes para que os pais possam trabalhar. “A madrinha está aqui e quero agradecer à Primeira-Dama Andrea Castro, que sugeriu a criação desse espaço que elimina menores em festas públicas de adultos e o trabalho infantil”, resumiu.

O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Major Fábio Santana, realçou o trabalho e a participação das forças de segurança na Lavagem do Beco do Fuxico, Ita Pedro e demais eventos da Prefeitura e FICC. Já o subcomandante do 15º Batalhão da Policia Militar, Major Leonardo Javiel, disse que é no planejamento e estratégia que se começa a vencer as batalhas. “Parabens à Prefeitura e a FICC pela organização e planejamento. Começamos a vencer aqui”, disse em nome das demais instituições.

Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Valdino Cunha, elogiou a instituição do Calendário Anual de Eventos por facilitar as atividades do comércio. “A gente não tinha um calendário no município o que impactava a atividade empresarial. Há um grande público no segmento que precisava ter essa informação. Com o calendário oficial de eventos do comércio, a gente terá novo foco na economia, com estoques, contratações e organização dos negócios. Vamos ganhar dinheiro, pessoal”, afirmou.