“Escola de Talentos” Transforma o Cenário Cultural de Itabuna


Com um impulso inovador na promoção cultural, a Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), deu vida ao projeto “Escola de Talentos” nesta segunda-feira, 26. O programa educativo abraça a diversidade artística, acolhendo mais de 500 entusiastas das artes, distribuídos por uma oferta variada de 13 cursos que vão desde a música ao teatro, passando por diferentes estilos de dança.

Nesta iniciativa, o espectro da criatividade é explorado ao máximo, com cursos que incluem percussão, violino, teclado, e uma variedade de danças, além de um foco especial em diferentes técnicas vocais, destacando-se um curso dedicado ao canto no gênero HipHop. A programação, prevista para durar até o término do ano, conta com a orientação de especialistas renomados em cada disciplina.

A “Escola de Talentos” nasce sob a visão de Aldo Rebouças, liderança da FICC, que testemunhou o arranque de algumas turmas e compartilhou o desejo de ampliar ainda mais o alcance do projeto. O objetivo é não apenas cultivar habilidades artísticas, mas também pavimentar caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. “Visamos nutrir e revelar novos talentos, enriquecendo assim o tecido cultural de nossa cidade,” refletiu Rebouças, evidenciando o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com o estímulo à expressão artística.

A iniciativa já tem impactado positivamente a comunidade local, como evidenciado pelo entusiasmo de João Pires, 22 anos, um jovem morador do bairro Santo Antônio. Após um hiato nas suas atividades artísticas, Pires viu na “Escola de Talentos” a chance perfeita para reacender sua paixão pela música. “Esta oportunidade é um trampolim para jovens como eu, buscando não apenas aprimoramento nas artes, mas também uma via de acesso ao mercado de trabalho,” compartilhou, otimista com o futuro que o programa promete.

Este projeto marca um ponto de virada na valorização das artes em Itabuna, prometendo transformar não só as vidas dos indivíduos envolvidos mas também contribuir para o enriquecimento cultural da cidade como um todo.